Livro – 1) Reunião de folhas ou cadernos, cosidos ou por qualquer outra forma presos por um dos lados, e enfeixados ou montados em capa flexível ou rígida. 2) Obra literária, científica ou artística que compõe, em regra, um volume. 3) Registro para certo tipo de anotações, sobretudo comerciais. 4) Aquilo que instrui como um livro: o livro da Natureza. 5) Publicação não-periódica impressa com, no mínimo, 49 páginas, excluídas as capas. 6) Ser um livro aberto: Ser do conhecimento de todos; não ser segredo. (Adaptado do Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa)
Livro – Porção de cadernos manuscritos ou impressos e cosidos ordenadamente. Século XIII. Do latim liber. (Adaptado do Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa)
Liber – Entrecasca das árvores. Casca. Escrito, obra literária, tratado, livro, volume. Peça teatral, comédia. Registro. Diário, jornal, memorial. Decreto do príncipe. Divisão de uma obra. Os livros sibilinos. (Adaptado do Dicionário Latino-Português)
Sibilas – Um dos nomes da sacerdotisa incumbida de proferir os oráculos de Apolo. O nome da Sibila italiana varia com as fontes: Amálteia, Demófila ou Herófila. De acordo com as tradições romanas, essa Sibila foi a Roma durante o reinado de Tarquínio o Soberbo, e quis vender ao rei nove livros contendo oráculos, mas Tarquínio recusou. A cada recusa do rei, que achava o preço exorbitante, ela queimava três livros, e depois de duas recusas Tarquínio comprou afinal os três restantes, guardando-os no templo de Júpiter Capitolino. Depois da venda, a Sibila despareceu misteriosamente. Esses livros, chamados sibilinos, influenciaram fortemente a religião, o culto e a própria maneira de viver dos romanos, e eram consultados na época de calamidades ou de acontecimentos prodigiosos; eles continham prescrições relativas aos cultos dos deuses e aos sacrifícios. (Adaptado do Dicionário de Mitologia Grega e Romana)
Livro – Livro virtual, livro eletrônico, e-book, e-reader, bibliomania, bibliofilia, bibliografia, biblioteconomia, bibliopeia (arte de fazer livros), biblioátrica (arte de restaurar livros). Listagem, relação, catálogo, inventário, enumeração, compêndio, diário, sinopse, programa, cardápio, rolo, repertório, sumário [em lista]. (Adaptado do Dicionário Analógico da Língua Portuguesa)
Livro – Seria banal dizer que o livro é o símbolo da ciência e da sabedoria. O livro é sobretudo o símbolo do universo. Um livro fechado significa a matéria virgem. Se está aberto, a matéria fecundada. Fechado, o livro conserva o seu segredo. Aberto, o conteúdo é tomado por quem o investiga. O coração é assim comparado a um livro: aberto, oferece seus pensamentos e sentimentos. Fechado, ele os esconde. (Adaptado do Dicionário de Símbolos)