Poesia

Poesia – 1) Arte de escrever em verso. 2) Composição poética de pequena extensão. 3) Entusiasmo criador, inspiração. 4) Aquilo que desperta o sentimento do belo. 5) O que há de elevado ou comovente nas pessoas ou nas coisas. 6) Encanto, graça, atrativo. 7) Poético: a) relativo a ou próprio da poesia, que encerra poesia, que inspira, inspirador; b) que produz, que cria, que forma. (Adaptado do Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa)

Poesia – No século XVI, poesia. Do latim poesis. Do grego poiesis. (Adaptado do Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa)

Poesia – A gaia ciência, a língua harmoniosa do espírito, Musas, Camenas, Calíope, Hélicon, Piérides, Egéria. (Adaptado do Dicionário Analógico da Língua Portuguesa)

Camenas – Originariamente as ninfas das fontes de Roma, assimiladas às Musas. Calíope – Musa inspiradora da poesia lírica. Aparece como a mãe das Sereias e figura como árbitro na disputa entre Afrodite e Perséfone a respeito de Adônis. Piérides e Hélicon – As Piérides eram nove moças que tiveram a pretensão de rivalizar com as Musas. Confiando na sonoridade de sua voz, elas foram até o monte Hélicon, onde moravam as Musas, e as desafiaram para uma competição de canto em que foram vencidas. Para puni-las as Musas transformaram-nas em pássaros. Egéria – Uma ninfa romana. Conselheira do rei Numa, com o qual se encontrava à noite como sua amiga (ou como sua mulher). Egéria inspirou a Numa preceitos religiosos e lhe ensinou preces e maneiras de enconjurar influências malignas. Quando Numa morreu, a ninfa chorou desesperadamente até se transformar em fonte. (Adaptado do Dicionário de Mitologia Grega e Romana)

Poético – Original, inventivo, criativo, fértil, fabuloso, romântico, fantasioso, mítico, utópico, quimérico, ideológico [em imaginação]; elevado, sublime, nobre, veemente, perfeito, apaixonado, arrebatador, vigoroso, constante, conceituoso [em vigor de expressão]; sensível, emotivo, receptivo, vivo, forte, intenso, patético, penetrante, sincero, fascinado pela visão de, tocado de admiração e amor, raivoso, histérico, impetuoso, inapagável, indestrutível, eterno, que faz vibrar as cordas do coração, que fala à alma [em sentimento]; belo, bem-posto, de pertubadora magia, extraordinário, excelso, faustuoso, estético, cativante, digno de atenção dos amantes do belo, capaz de maravilhar os mais exigentes artistas [em beleza]. (Adaptado do Dicionário Analógico da Língua Portuguesa)